sexta-feira, 18 de junho de 2010

Studio Alchimia e Grupo Memphis

Studio Alchimia:
Fundado em 1977 em Milão, seu nome proclama a intenção de
transformar o lixo em ouro, ideal dos
alquimistas medievais. Entre seus membros se encontravam Alessandro Mendini, Michele de Lucchi e Andrea Branzi.
O grupo fez reeleituras de alguns objetos bem conhecidos.





Grupo Memphis foi um movimento de arquitetura e desenho industrial muito influenciador dos anos 80 .O grupo foi fundado por Ettore Sottsass em dezembro de 1980. Antigo integrante do Studio Alchimia, seu grupo ficou muito mais conhecido que o anterior.
O 11 de dezembro de 1980, Ettore Sottsass organizou uma reunião com alguns designers famosos, para formar um grupo de desenho colaborativo. Chamou-se Memphis após que a canção de Bob Dylan, "Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again" soasse repetidamente durante essa tarde.
O movimento era uma reação contra os desenhos "caixa negra" pós-Bauhaus dos anos 70 e tinha um sentido do humor do que careciam os desenhos negros, pulidos e aburridos dessa época. Uma época de minimalismo, na que os produtos tais como máquinas de escrever, edifícios, câmaras, veículos luziam todos parecidos e careciam de personalidade e individualismo.
Em mudança, Memphis ofereceu peças brilhantes, coloridas e impactantes. As cores que usavam contrastavam com os negros escuros e marrons do mobiliário Europeu. A palavra "Bom Gosto" não se associava normalmente com os produtos de Memphis. Isto fazia sugerir que o desenho de Memphis era muito superficial, ainda que o grupo tentou desenvolver uma nova e criativa aproximação ao desenho.
Por volta de 1988, o grupo dissolveu-se.

Pop Design

Movimento principalmente americano e britânico, sua denominação foi empregada pela primeira vez em 1954, pelo crítico inglês Lawrence Alloway, para designar os produtos da cultura popular da civilização ocidental, sobretudo os que eram provenientes dos Estados Unidos.

Com raízes no dadaísmo de Marcel Duchamp, o pop art começou a tomar forma no final da década de 1950, quando alguns artistas, após estudar os símbolos e produtos do mundo da propaganda nos Estados Unidos, passaram a transformá-los em tema de suas obras.

Representavam, assim, os componentes mais ostensivos da cultura popular, de poderosa influência na vida cotidiana na segunda metade do século XX. Era a volta a uma arte figurativa, em oposição ao expressionismo abstrato que dominava a cena estética desde o final da segunda guerra. Sua iconografia era a da televisão, da fotografia, dos quadrinhos, do cinema e da publicidade.

Com o objetivo da crítica irônica do bombardeamento da sociedade pelos objetos de consumo, ela operava com signos estéticos massificados da publicidade, quadrinhos, ilustrações e designam, usando como materiais principais, tinta acrílica, ilustrações e designs, usando como materiais, usando como materiais principais, tinta acrílica, poliéster, látex, produtos com cores intensas, brilhantes e vibrantes, reproduzindo objetos do cotidiano em tamanho consideravelmente grande, transformando o real em hiper-real. Mas ao mesmo tempo que produzia a crítica, a Pop Art se apoiava e necessitava dos objetivos de consumo, nos quais se inspirava e muitas vezes o próprio aumento do consumo, como aconteceu por exemplo, com as Sopas Campbell, de Andy Warhol, um dos principais artistas da Pop Art. Além disso, muito do que era considerado brega, virou moda, e já que tanto o gosto, como a arte tem um determinado valor e significado conforme o contexto histórico em que se realiza, a Pop Art proporcionou a transformação do que era considerado vulgar, em refinado, e aproximou a arte das massas, desmitificando, já que se utilizava de objetos próprios delas, a arte para poucos.


Escola de Ulm e ESDI

Depois da Bauhaus - Escola de Ulm
A Hochschule für Gestaltung Ulm (Escola Superior da Forma de Ulm - escola privada) foi fundada na Alemanha em 1952 por Inge Aicher-Scholl (1917-1998), Otl Aicher (1922-1991), Max Bill (1908-1994), entre outros como homenagem aos irmãos judeus mortos pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial, e durou até 1968. É considerada a mais significativa tentativa de se restabelecer uma ligação com a tradição do design alemão. Foi sucessora da Bauhaus por seus métodos de ensino, disciplinas lecionadas, ideais políticos e por também acreditar que o design tinha um importante papel social a desempenhar.


ESDI- a primeira escola de Design no Brasil
A Escola Superior de Desenho Industrial - ESDI é inaugurada em 10 de julho de 1963, no Rio de Janeiro, apoiada pelo então governador Carlos Lacerda (1914 - 1977) e pelo secretário de educação Carlos Flexa Ribeiro, ex-diretor-executivo do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro - MAM/RJ. Sua criação foi inspirada em uma escola de design para o museu carioca, durante os anos 1950, baseada nos ideais de clareza formal e racionalidade de Max Bill (1908 - 1994), ex-aluno da Bauhaus, e em propostas do artista argentino Tomás Maldonado (1922), ambos ligados à Hochschule für Gestaltung - HfG [Escola Superior da Forma] de Ulm, Alemanha

Art Déco

Art déco foi um movimento popular internacional de design de 1925 até 1939, que afetou as artes decorativas, a arquitectura, design de interiores e desenho industrial, assim como as artes visuais, a moda, a pintura, as artes gráficas e cinema. Este movimento foi, de certa forma, uma mistura de vários estilos e movimentos do início do século XX, incluindo construtivismo, cubismo, modernismo, bauhaus, art nouveau e futurismo. A sua popularidade na Europa foi durante os picos dos loucos anos 20 e continuou fortemente nos Estados Unidos através da década de 1930. Embora muitos movimentos de design tivessem raízes em intenções filosóficas ou políticas, a Art Déco foi meramente decorativa. Na altura, este foi visto como estilo elegante, funcional e ultra moderno.

Representa a adaptação pela sociedade em geral dos princípios do cubismo. Edifícios, esculturas, jóias, luminárias e móveis são geometrizados. Sem abrir mão do requinte, os objectos têm decoração moderna, mesmo quando feitos com bases simples, como concreto (betão) armado e compensado de madeira, ganham ornamentos de bronze, mármore, prata, marfim e outros materiais nobres. Diferentemente da art nouveau, mais rebuscada, a arte déco tem mais simplicidade de estilo.



Bauhaus

Após a Primeira Grande Guerra, surgiu em 1919, em Weimar, na Alemanha, uma escola de artes que proponha a integração entre as artes aplicadas e belas-artes, valorizando assim o design industrial.
Fundada pelo arquitecto Walter Gropius, sendo assim o primeiro director da escola Bauhaus.
A Bauhaus resultou da fusão de dois projectos semelhantes: a Escola de Artes e Ofícios de Weimar, pertencente a Van de Velde, e, a Escola Superior de Artes Aplicadas de Grão-Ducado da Saxónia.
O seu programa, dirigido por Gropius, lançou assim um projecto pedagógico inovador que consistia basicamente em trabalho em equipa e na interacção teórica/prática, concebendo grande liberdade de criação e de concepção.
O Vorkurs - literalmente curso preparatório - era um curso exigido a todos os alunos e ministrado nos moldes do que é o moderno curso de Desenho Básico, fundamental em escolas de arquitectura por todo o mundo. Não se ensinava história na Bauhaus durante os primeiros anos de aprendizado, porque acreditava-se que tudo deveria ser criado por princípios racionais ao invés de ser criado por padrões herdados do passado. Só após três ou quatro anos de estudo o aluno tinha aulas de história, pois assim não iria influenciar suas criações.
Em 1933, após uma série de perseguições por parte do governo hitleriano, a Bauhaus é fechada, também por ordem do governo. Os nazistas que se opuseram à Bauhaus durante a década de 1920, bem como a qualquer outro grupo que tivesse uma orientação política de esquerda. A escola foi considerada uma frente comunista, especialmente porque muitos artistas russos trabalhavam ou estudavam ali. Escritores nazistas como Wilhelm Frick e Alfred Rosenberg clamavam directamente que a escola era "anti-Germânica," e desaprovavam o seu estilo modernista.


De Stijl

A revista "De Stijl" foi uma publicação iniciada em 1917 por Theo van Doesburg e alguns colegas que viriam a compor o movimento artístico conhecido por Neoplasticismo, movimento estético que teve profunda influência sobre o design e artes plásticas.
Devido à influência dos textos da revista, que muitas vezes assumiam um aspecto de manifesto, o próprio movimento neoplástico (e mais tarde, o Elementarismo) é confundido com o nome da revista. Também costuma-se chamar o seu grupo criador pelo título da publicação.

Entre seus colaboradores estavam, além de Doesburg, o pintor Piet Mondrian, o designer de produto Gerrit Rietvield, entre outros.

Construtivismo

Movimento que aconteceu na Rússia, entre os anos de 1913 e 1920, e teve como alguns artistas: Ilya Chashnik, Alexandra Exter, Naum Gabo, El Lissitzky, Antoine Pevsner, Lyubov Popova, Aleksandr Rodchenko, Olga Rozanova, Varvara Stepanova, Vladimir Tatlin, Aleksandr Vesnin.

O termo Construtivismo surgiu em 1921 em debates sobre o propósito da arte estimulada pelo "Manifesto Realístico" de Naum Gabo e Antoine Pevsner, em 1920. Apesar da rejeição das pinturas convencionais de cavalete e a idéia de arte pela arte a favor de desenhos utilitários destinados à produção em massa, a abstração construtivista encontra suas raízes na arte não utilitária de Kazimir Malevich e Pablo Picasso. Em 1912 Picasso criou a sua primeira construção ou assemblage - um pedaço de metal e arame no formato de um violão, onde as formas angulares das pinturas e colagens transformaram-se em três dimensões.

Quando Vladimir Tatlin volta a Moscou depois de visitar Picasso em Paris em 1913, começou a construir contra-relevos - assemblages abstratas de metal industrializado, arame, madeira, plástico e vidro. Para Tatlin os contra-relevos ficavam numa zona intermediária entre a pintura e a escultura porque fugiam da estabilidade dos pedestais ou das paredes, ficando muitas vezes suspensos por arames estendidos de diversas maneiras no encontro de duas paredes. Ele dava muito mais ênfase ao espaço, do que com a matéria, e isso o fazia revolucionário.

Depois da Revolução Bolchevique de 1917, os artistas construtivistas ganharam poder político e isso causou um desacordo entre aqueles interessados numa arte pessoal e aqueles ocupados em fazer um design utilitário para as massas. Por essa razão alguns deles como Naum Gabo, Pevsner, o pintor Vassily Kandinsky e outros deixaram a União Soviética; alguns foram para a Alemanha, para a escola Bauhaus de arte e design, assegurando a expansão dos princípios do Construtivismo através da Europa e mais tarde nos Estados Unidos.

O Construtivismo marcou o fim de uma era brilhante. Em 1925, o Comitê Central do Partido Comunista saiu contra a abstração; em 1932 todos os grupos culturais foram dispersados, e em 1934 um novo estilo de propaganda do realismo social se tornou a única abordagem artística oficial da União Soviética.


Deutscher Werkbund - Associação Alemã de Artesãos

Fundada em 1907, era uma espécie de Associação Alemã para o Trabalho que reunia vários arquitectos,artistas e industriais, tendo como finalidade debater problemas relacionados com a manufatura e com a normalização de fabrico. Promovia assim a qualidade dos produtos industriais, destinados ao uso em grande massa populacional.Aliada à mecanização, conseguiu uma nova concepção do desenho industrial, assente na racionalização dos processos e destinada à estandardização.A Deutscher Werkbund acaba por ser iniciadora do conceito 'made in germany'.
Seu corpo fundador era composto por um dúzia de designers, incluindo Riemerschmid, Bruno Paul, Peter Behrens e Josef Maria Olbrich, e uma dúzia de manufacturas, incluindo a Peter Bruckmann & Sohne e a Poeschel & Trepte, assim como oficinas de design, como a Wiener Werkstatte e a Vereinigte Werkstatten fur Kunst im Handwerk sedeada em Munique. Peter Bruckmann foi nomeado presidente da associação, e ao fim de um ano a sociedade tinha cerca de 500 pessoas.

Escola de Chicago

A Escola de Chicago de arquitectura e urbanismo foi preponderante no desenvolvimento da cidade no final do século XIX. Representa um estilo de construção que passa a utilizar o ferro na estrutura ao invés da madeira, sendo produzido em série. Por um lado criou uma fachada constante, isto é, sem muitas variações, mais ou menos tal como conhecemos hoje: janelas iguais, aspecto de bloco no edifício. Por outro lado possibilitou um erguimento mais rápido e prático. Além disso, abriu a possibilidade de uma nova divisão do peso da construção, aumentando o gabarito. A escola de Chicago é o base da construção dos arranha-céus.

Depois do Grande Incêndio de Chicago a cidade ficou parcialmente destruída. Era necessário reconstruí-la de forma rápida e eficaz. As influências modernistas da Escola de Glasgow e da Secessão Vienense foram uma ajuda preciosa no planejamento de novos edifícios.

Foram estudados sistemas de alicerçamento, cimentação, resistência e isolamento. Foi o início da construção em altura, até então um pouco inviável devido à inexistência de elevadores elétricos. Utilizaram o método moderno de projectar grandes edifícios — Parede cortina, grandes áreas de parede envidraçadas.

A estrutura ortogonal em ferro veio trazer um novo sistema de planeamento das plantas mais flexível, ajudando na colocação de canalizações. Surgiram desta forma os primeiro Arranha-céus. A ornamentação era completamente rejeitada, bem ao estilo do Modernismo, constituindo uma das bases fundamentais da Bauhaus e do Estilo Internacional.

Um dos mais conhecidos arquitectos desta escola foi Frank Lloyd Wright, que apesar de não ter seguido esta vertente, serviu para impulsionar a arquitectura modernista na cidade de Chicago e nos Estados Unidos da América.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Secessão Vienense

A Secessão vienenese foi uma espécie de movimento contra a dominação que os mais velhos exerciam na época sobre as exposições e as políticas voltadas para a arte.
Era constituida por jovens artistas que queriam uma sociedade mais independente.
Formada em 25/05/1897 por um grupo de artistas e arquitetos, estes decidiram romper com o órgão oficial "Associação de Artistas Vienenses", rejeitando seu estilo revivalistas.

Art Nouveau

Art nouveau foi um estilo estético essencialmente de design e arquitetura que também influenciou o mundo das artes plásticas. Era relacionado com o movimento arts & crafts e que teve grande destaque durante a Belle époque, nas últimas décadas do século XIX e primeiras décadas do século XX.
As Principais caracteristicas desse estilo eram:
-Formas orgânicas;
-Formas botênicas estilizadas;
-Motivos florais e femininos;
-Inspiração na natureza;
-Curvas assimétricas;
-Cores vivas;
-Valorização do trabalho artesanal;
-Exploração de novos materiais como o ferro e o vidro.

ALguns trabalhos de Art Nouveau:

Movimento Artes e Ofícios - Arts & Crafts

O movimento Artes e Oficios, foi um movimento estético surgido na Inglaterra por volta do seculo XIX, que defendia o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa e pregava o fim da distinção entre o artesão e o artista.
Fez frente aos avanços da indústria e pretendia imprimir em móveis e objetos o
traço do artesão-artista, que mais tarde seria conhecido como designer. Foi influenciado pelas idéias do romântico John Ruskin e liderado pelo socialista e medievalista William Morris.
*Arts & Crafts foi uma importante influência para o surgimento posterior da Bauhaus.

Princípios de William Morris e do Arts and Crafts:

* Valorização do artesanato
* Simplicidade e funcionalidade dos objectos
* Honestidade na decoração. Esta surgia juntamente com o processo de criação dos objectos, não sendo aplicada sem sentido.
* Inspiração em modelos medievais e orientais.
* Aplicação de métodos de construção tradicionais.
* Perfeição e profundo conhecimento dos materais e das técnicas.
* Criação de uma arte para o povo, aplicada a todos os objectos do quotidiano (o que não passou de uma utopia)
* Renovação da arquitectura: construções funcionais, uso da ornamentação como enriquecimento da construção. Utilização de materiais e técnicas tradicionais, característicos da região.
* Novas propostas urbanísticas: faz-se a junção de duas teorias opostas: “o campo na cidade” e a “cidade no campo”. Criação da cidade-jardim.

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Revolução Industrial

A substituição das ferramentas pelas máquinas, da energia humana pela energia motriz e do modo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial; revolução, em função do enorme impacto sobre a estrutura da sociedade, num processo de transformação acompanhado por notável evolução tecnológica.
A invensão da máquina a vapor foi fundamental para o desenvolvimento industrial, pois barateou o custo de produção e facilitou a fabricação em série.
A revolução Industrial ou Industrialização, foi fundamental para o surgimento do Design no mundo todo. Com uma grande demanda de produtos, e uma facilidade imensa de produção, a indústria foi ficando cada vez mais competitiva, e seus produtos estavam indo para longe dos padrões de beleza e bom gosto. Assim, começaram a surgir no mercado de trabalho os designers, que primeiramente eram homens experientes na área de produção que cuidavam da parte do desenvolvimento e planejamento dos produtos.

Impressão

A impressão foi criada pelos chineses por volta de 500 d.C. Eles utilizavam blocos de madeira entalhados, com superficies que funcionavam como carimbos (técnica conhecida como xilogravura ou xilografia) e assim facilitavam o processo de copiade textos, gravuras, etc.
Logo depois por volta de 1439, o alemão Johannes Gutenberg cria a impressão por tipos móveis.