quarta-feira, 19 de maio de 2010

A Invenção do papel

A invenção do papel foi um processo desenvolvido ao longo dos tempos históricos, simultaneamente por diferentes povos em diferentes regiões geográficas.

Pedra, madeira, placas de barro. Papiro e pergaminho. Cânhamo, capim e palha. Trapos velhos. Todos foram materiais para escrita usados pela humanidade durante séculos. Mas somente em meados
do século XIX a madeira passou a ser a principal matéria-prima para fabricação de papel e só a partir dos anos 60 a espécie eucalipto tornou-se amplamente utilizada como a principal fonte de fibra para fabricação do papel.

O papel foi inventado na China cerca de 3.000 depois que os antigos egípcios usaram o papiro para a escrita. Cai Lun, um oficial do governo na Dinastia Han Oriental, produziu papel ao misturar casca de amoreira e fibras de bambu com água, drenando e secando a mistura em uma estrutura plana de bambu.

Avanços na arte de fazer papel foram complementadas pelo desenvolvimento da impressão.

A impressão em blocos, ou xilogravura, era usada na China no século 7, e o mais antigo texto impresso conhecido, uma escritura budista, foi impressa em 868 d.C.




Nenhum comentário:

Postar um comentário