sexta-feira, 18 de junho de 2010

Studio Alchimia e Grupo Memphis

Studio Alchimia:
Fundado em 1977 em Milão, seu nome proclama a intenção de
transformar o lixo em ouro, ideal dos
alquimistas medievais. Entre seus membros se encontravam Alessandro Mendini, Michele de Lucchi e Andrea Branzi.
O grupo fez reeleituras de alguns objetos bem conhecidos.





Grupo Memphis foi um movimento de arquitetura e desenho industrial muito influenciador dos anos 80 .O grupo foi fundado por Ettore Sottsass em dezembro de 1980. Antigo integrante do Studio Alchimia, seu grupo ficou muito mais conhecido que o anterior.
O 11 de dezembro de 1980, Ettore Sottsass organizou uma reunião com alguns designers famosos, para formar um grupo de desenho colaborativo. Chamou-se Memphis após que a canção de Bob Dylan, "Stuck Inside of Mobile with the Memphis Blues Again" soasse repetidamente durante essa tarde.
O movimento era uma reação contra os desenhos "caixa negra" pós-Bauhaus dos anos 70 e tinha um sentido do humor do que careciam os desenhos negros, pulidos e aburridos dessa época. Uma época de minimalismo, na que os produtos tais como máquinas de escrever, edifícios, câmaras, veículos luziam todos parecidos e careciam de personalidade e individualismo.
Em mudança, Memphis ofereceu peças brilhantes, coloridas e impactantes. As cores que usavam contrastavam com os negros escuros e marrons do mobiliário Europeu. A palavra "Bom Gosto" não se associava normalmente com os produtos de Memphis. Isto fazia sugerir que o desenho de Memphis era muito superficial, ainda que o grupo tentou desenvolver uma nova e criativa aproximação ao desenho.
Por volta de 1988, o grupo dissolveu-se.

Um comentário:

  1. Nossa Madhava. Pesquisando sobre as vertentes pós-modernistas Alchimia e Menhis encontrei este seu blog e lendo o seu perfil achei fantastico como somos parecidos.Desde a adolescia busquei a sabedoria oriental,sou um excelente dançarino,sou fotografo atualmente e faço pós em artes visuais.Meu nome é Claudio Spinola e moro em Salvador-Ba. Um grande beijo e continue com seu blog maravilhoso.

    ResponderExcluir